quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

E agora como escrevo?

Ano novo e ortografia nova. Esta é uma das primeiras novidades para os brasileiros e outros países de língua portuguesa. A reforma no Brasil afeta somente meio por cento das palavras, mas pode deixar muitas pessoas confusas na hora de escrever.

A mudança é progressiva, as palavras podem ainda ser escritas conforme a ortografia existente até o dia 31 de dezembro de 2008. Os brasileiros têm três anos para se adaptar as novas regras. E após esse período será considerada errada a grafia de palavras de forma antiga.

A mudança ocorreu porque os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa ( CPLP) decidiram pôr fim as várias grafias e dar maior visibilidade ao idioma. A língua portuguesa é a sétima mais falada no mundo.

Dentre algumas palavras que tiveram alterações estão as que é necessário incluir ou retirar hífens como microondas. Agora se escreve micro-ondas e infra-estrutura mudou para infraestrutura. Co-autor antes era separado, com a nova ortofrafia perdeu o hífen, ficando coautor.

O trema que era praticamente ignorado por muitos brasileiros não será mais utilizado. E algumas das palavras que tantos costumam ter dúvidas na escrita, entre elas vêem e bem-feito, também foram mudadas. Se escreve veem e benfeito. As editoras de livros e dicionários estão se adaptando à nova ortografia e se encontram em fase de reformulação.

Confira nessa listinha outras palavras que também tiveram alterações

Antes>>>>>Ficou assim
assembléia: assembleia
idéia : ideia
heróica: heroica
feiúra: feiura
jibóia: jiboia
anti-social: antissocial
anti-religioso: antirreligioso;
anti-semita: antissemita;
contra-regra: contrarregra;
infra-som: infrassom

Para quem quiser tirar dúvidas e ter uma resposta oficial sobre a nova ortografia, a Academia Brasileira de Letras tem disponível o site: http://www.academia.org.br/. Para tirar dúvidas é necessário acessar o campo: ABL Responde.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário