terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Aposentadoria e salário-maternidade em meia hora

Trinta minutos, esse é o novo prazo para a liberação da aposentadoria por tempo de contribuição e para a concessão do salário-maternidade. A mudança no atendimento começou nessa terca-feira(27).

Para se aposentar por tempo de serviço, os homens devem ter 35 anos de contribuição, e as mulheres, 30 anos. Os trabalhores que forem se aposentar precisam primeiro agendar atendimento em um posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou por meio do site: http://www.inss.gov.br/. Nesse endereço eletrônico também há várias informações sobre o assunto e demais serviços prestados pela previdência social.

Essa agilidade de atendimento é difícil de acreditar. Quando imaginamos INSS, a primeira coisa que costuma vir à mente dos brasileiros são aquelas filas intermináveis. Espera-se que a nova medida do Governo realmente seja cumprida e que funcione na prática e não fique somente na teoria.

Falando de fila de espera, em Jundiaí exemplo não falta de lei que é bela somente na teoria. A lei municipal regulamentada pelo ex-prefeito Ary Fossen para que as filas nas agências bancárias seja de até dez minutos, com cinco de tolerância nos dias normais não está sendo cumprida.

De acordo com a vereadora Marilena Negro (PT), uma das autoras do projeto de lei, serão apresentadas alterações na proposta, entre elas, fiscalizações maiores e punições.

Muitas pessoas nem sabem dessa lei, bem como tantos outros projetos aprovados pela Câmara dos vereadores. Em se tratando de filas, parece que fazem parte da cultura dos brasileiros, tão acostumados a aguardar vários minutos para serem atendidos .

A esperança é que pelo menos a "nova fila" da aposentadoria e do seguro-maternidade "ande". E os trabalhadores que se acostumaram com as intermináveis filas possam sair delas rapidinho para entrar em outras mais agrádaveis como as do cinema, pipoca ou zoológico.

Fontes: Folha Online e Jornal de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário