segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Obama incentiva voluntariado

Em meio expectativas da posse do novo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, um pedido a nação foi feito. Na data de hoje (19/01), Obama que irá tomar posse da presidência amanhã, incentivou os americanos a se tornarem voluntários.

A atitude do democrata combina bem com o dia de hoje, devido ser feriado federal nos Estados Unidos. A data comemora o Dia de Martin Luther King, um grande líder dos direitos civis.

King pregou a resistência pacífica e a igualdade racial. Foi o responsável pela organização de uma associação que realizou o boicote para acabar com a segregação racial nos transportes públicos. Nos anos 50, quando um branco entrava em um ônibus nos Estados Unidos, os negros tinham que se levantar e dar lugar a ele.

O boicote durou 381 dias resultanto no término dessa situação. Martin Luther King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964. No ano de 1968 foi assassinado.

Deixo uma dica: vale a pena conhecer mais sobre a história desse líder. No ano passado tive a oportunidade de ir a uma exposição sobre a vida e luta dele e fiquei impressionada com sua coragem e atitude.

Obama, seu vice Joseph Biden e suas famílias derão início nessa segunda-feira à campanha Renovando Juntos a América : um chamado a servir, de incentivo ao voluntariado. O projeto tem um site onde os americanos podem encontrar uma atividade voluntária em um local mais próximo de suas residências.

Em uma declaração publicada no site YouTube, o presidente eleito declarou: " Peço que vocês façam um último compromisso para melhorar a vida dos americanos. Um compromisso que deve durar mais que um dia, mais que uma Presidência. Nesse momento de grande desafio e grande mudança, peço que vocês tenham um papel. Que arregacem suas mangas e entrem no trabalho de reconstruir esse país".

A atitude de Obama pode despertar a atenção dos americanos para um velho ditato: "A união faz a força". Concordo com ele, mesmo que seja pouco o importante é agir, avançar, dar um passo a frente e não se achar incapaz mesmo em meio ao desemprego.

Conheço algumas pessoas que fizeram trabalhos voluntários maravilhosos quando faltava quase tudo para elas. Mas tenho certeza que conseguiram realizar seus trabalhos, porque uma coisa não faltou: atitude.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário