quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Atenção com as emoções no trabalho

Carlos chegou ao escritório às 8h52. Entrou na sala onde seus colegas estavam trabalhando desde às 8h00 e dessa vez não falou bom dia. Durante o dia parecia estar sonolento, chegou a derrubar um pouco de café em cima de sua mesa.

Ele é advogado e nunca gostou de levar comida nem café para a sala onde trabalha, mas dessa vez parecia não se importar com isso. Naquela sexta-feira Carlos não conseguia se concentrar no trabalho. Por várias vezes falava sozinho dizendo que era incompetente e estava cheio de tudo.

Quando Mara, uma colega de trabalho se aproximou de Carlos, ouviu as seguintes palavras: "Não vê que estou tentando terminar essa planilha, estava quase conseguindo e você chegou. Para quê? "

Mara precisava de uma informação e iria aproveitar para perguntar a ele se precisava de ajuda. A colega e os outros funcionários do escritório há duas semanas percebiam que Carlos já não era mais o mesmo.

O funcionário ativo e acostumado a conversar com os colegas, estava cansado. Sua fisionomia era de exaustão. Quanto aos colegas ele tinha a impressão de serem inimigos e aqueles que estão próximos para criticá-lo por qualquer motivo.

Após duas semanas, o advogado teve uma crise no escritório. Em um ataque de nervos quase agrediu um cliente que não quis aceitar um contrato imposto pela empresa. Uma queixa à polícia foi feita pelo cliente e Carlos que está afastado do serviço foi orientado a procurar ajuda médica.

Após a consulta e alguns exames foi diagnosticado que o profissional está com síndrome de Burnout. Essa doença é um tipo de estresse ocupacional. O personagem desse texto é fictício, mas é comum encontrar funcionários com os sintomas dessa síndrome em diversos locais de trabalho. E o pior é que muitos não imaginam que trata-se de uma doença.

É mais fácil acreditar que a pessoa está de mau humor crônico ou que mudou de comportamento devido alguma decepção amorosa. Ou pode existir aqueles que acham que o trabalho do fulano "já deu o que tinha que dar ", já era, agora o que resta é pedir as contas e arrumar outro emprego.

As pessoas acometidas por essa síndrome têm inicialmente um sentimento de exaustão emocional, que é carcterizado pela falta de energia e entusiasmo pelo trabalho . Após esses primeiros sintomas, o profissional começa a se distanciar de sua clientela, colegas e organização, passando a tratá-los de forma impessoal. Ansiedade e depressão também são comuns em pessoas com a síndrome.

Outra consequência são os sentimentos de insatisfação com seu desempenho profissional. Quem sofre desse mal tem esses sintomas na maior parte do tempo. É mais comum a síndrome de Burnout acometer professores e funcionários da área de saúde, porém pode acontecer com qualquer profissinal voltado para o atendimento ao público.


É fácil entender uma das principais razões para o surgimento dessa síndrome. Lidar com diversos tipos de pessoas e situações estressantes não é fácil. Cada ser com uma personalidade diferente, o "jogo de cintura" tem que estar sempre em cima. E haja equílibrio emocional, afinal ninguém é de ferro.


Saber lidar com as pressões diárias e não sair do "centro" são um dos primeiros passos para evitar cair nessas doideiras. Cabe a cada um descobrir o seu ponto de equílibrio e o que pode ajudar nessas horas estressantes.


Além disso é essencial ajuda médica. De acordo com os especialistas, o tratamento deve ser realizado por médico e psicólogo do trabalho. Uma atitude importante precisa ser lembrada: a prevenção deve partir de uma ação conjunta entre empresa e trabalhador para reduzir os fatores de estresse que levam à doença.

Fonte: Folha Online

Um comentário:

  1. Não sou especialista em doenças nervosas, mas com a vida " nervosa " dos dias de hoje , é fácil entender , já estive a ponto de um colapso, mas melhorei, sempre ouvia falar entre amigos : " tenho pavio curto " , eu respondia: " vc é feliz, ainda dá tempo para pensar, eu nem pavio tenho " , rsrsrsr;
    bem sempre que precisar de dicas é só dar um grito daí que eu escuto daqui,, rsrsrs,
    bjs

    ResponderExcluir