quarta-feira, 27 de maio de 2009

Casas ecológicas: opção para preservar a natureza


Você já deve ter ouvido falar em casas ecológicas, mas sabe exatamente o que as diferencia das construções convencionais? Esse tipo de residência vem sendo procurada por pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente e também com oportunidades de economizar mais com a construção diferenciada.

Uma casa ecológica pode ser construída com captação da luz solar através de placas fotovoltaicas ou coletores solares e lâmpadas de alta eficiência energética. Isso já garante uma grande economia na conta de energia elétrica.

Pode ser instalada na residência uma cisterna para armazenamento de água da chuva e tratada para regrar as plantas. Além de uma caixa d'água secundária para armazenar a água coletada da chuva, usada nas bacias sanitárias. O equipamento sanitário pode ser de baixo consumo.

A madeira precisa ser de reflorestamento e certificada. Deve haver um espaço para separação de lixo reciclável. Os móveis são feitos com materiais naturais renováveis reutilizados ou reciclados.
Os eletrodomésticos são ecológicos. E não pense que somente a parte interna da casa é ecológica, a área externa como jardim e quintal é permeável e vegetada. A calçada não foi esquecida, é preciso arborizá-la e permeabilizar o solo. Uma construção ecológica somente pode ser chamada dessa forma, quando o entorno também é sustentável.

O mercado brasileiro disponibiliza aos interessados nesse tipo de residência, sistemas e materiais ecológicos. Alguns deles são: argamassas ecológicas, blocos cerâmicos e de concreto reciclado, cal obtida sem emissão de gás carbônico, cimentos fabricados com resíduos industriais, colas de base d' água, telhas cumeeiras recicladas, tijolos sustentáveis, tintas atóxicas, tubos e conexões de plástico atóxico ( sem PVC) , de plástico reciclado e vernizes ecológicos.

Em se tratando de sistemas há a energia eólica e solar, mini-estações de tratamento e reuso de água e esgoto, painéis divisórios reciclados e de resíduos vegetais, paisagismo sustentável, entre outros.

Os meios para contribuir na preservação do nosso planeta, economizar dinheiro e garantir um lar confortável parece estar mais acessível. E mesmo que você não esteja pensando em construir uma casa ecológica no momento, fica a dica dos produtos e soluções que podem ser utilizados na sua residência.


Fonte: Mundosustentável.com

Foto: Google

Um comentário:

  1. Tudo que se trata de ecológico, acho bom e saudável, mas o grande problema pelo menos a nível de Brasil é o custo, estas placas fotovoltaícas para a captação de energia, são caras, e não é qualquer pessoa que poderia adquiri-las ( apesar que o governo poderia incentivar, pois a economia que cada cidadão faria em energia, seria energia que sobraria para ser reaproveitada em cidades / industrias , etc ); também acho muito boa a idéia de se aproveitar a água da chuva, essa água poderia ser útil na lavagem de calçadas,carros,jardins, e até de aquários - para quem faz criação de peixes, apenas seria o cuidado de filtros, enfim tudo é válido, para reaproveitar e cuidar de nosso planeta.
    bjs netunianos

    ResponderExcluir