quarta-feira, 29 de abril de 2009

Trem turístico para todos os gostos


Para quem deseja desestressar, passar um dia diferente sem precisar viajar horas ou gastar muito, uma nova opção é o trem turístico. A atração foi inaugurada no sábado, dia 18 e dois vagões que saem da Estação da Luz em São Paulo levam turistas para a cidade de Jundiaí.

O caminho comum percorrido por jundiaienses e moradores de cidades vizinhas todos os dias ganhou detalhes que proporcionam aos visitantes uma aula de história. Além do maquinista, o trem
turístico, tem monitores e seguranças.

São os monitores os responsáveis pela aula de história. Eles explicam aos passageiros sobre os locais que fazem parte do trajeto. Por essa razão, o passeio também pode ser realizado por moradores do interior.

Mesmo aquelas pessoas que estão acostumadas a andar de trem para ir à São Paulo, tem o prazer de redescobrir o trajeto. Há moradores que passam todos os dias em frente à esses locais históricos e não sabem qual foi sua importância no passado.

E chegando na estação de Jundiaí acabou o passeio, é só fazer o caminho de volta? Errado. Os turistas podem passar o dia todo na cidade e escolher entre três tipos de passeios: ecológico, rural ou cultural. O trem turístico faz parte de um projeto chamado Expresso Turístico Circuito das Frutas.

O roteiro ecológico é realizado na Serra do Japi. O cultural leva os turistas para conhecer museus da cidade e o rural proporciona aos passageiros conhecer sítios da cidade de Jundiaí e região. Por esse motivo o projeto garante agradar todos os gostos.

O trem turístico sai da Estação da Luz todos os sábados às 8h30. A passagem custa R$ 28 e há desconto para mais de um passageiro. Os roteiros turísticos na cidade de Jundiaí custam R$ 48 e podem ser adquiridos na própria Estação da Luz junto com a compra da passagem.

Quem quiser saber mais sobre o passeio no trem turístico que tem duração de 90 minutos, pode acessar o site:http://www.cptm.sp.gov.br/ ou entrar em contato no tel: 0800 055 0121.


Fontes: Jornal SPTV e Jornal de Jundiaí
Foto: www.google.com.br

Um comentário:

  1. os trens de viagens deveriam voltar a funcionar para todo o interior do estado de sao paulo

    ResponderExcluir