sexta-feira, 20 de março de 2009

Robô para salvar a natureza

Um peixe prateado com escamas azuis parece não ter nada de incomum em comparação aos outros peixes. Essa é a impressão que alguns podem ter olhando o peixinho de longe. Mas, o novo habitante do fundo do mar é um robô. Isso mesmo, é um novo invento, um peixe-robô.

Cientistas britânicos criaram cinco exemplares da nova invenção para ajudar no combate à poluição. O peixe- robô tem o formato da espécie carpa, 1,5 metro de comprimento e imita o movimento de peixes reais. O objetivo de seus idealizadores é que a nova invenção possa descobrir potenciais poluentes perigosos como vazamentos de embarcações ou oleodutos.

O peixe-robô custa 20 mil libras, equivalente a 29 mil dólares. A previsão é que seja lançado em 2010 no norte do mar da Espanha para ajudar a detectar poluição. Se o teste com os cinco primeiros peixes-robôs derem certo, a invenção poderá ser utilizada em rios, lagos e oceanos de diversos locais do mundo.

De acordo com a explicação dos cientistas, a nova invenção tem a finalidade de prevenir grandes estragos na natureza causados na maioria das vezes por empresas "gigantes" . Enquanto a ciência tenta encontrar meios para salvar o que nos resta, cabe aos seres humanos sem tanto talento para a ciência fazer a sua parte. Hábitos comuns como jogar lixo no lixo e evitar fabricar mais lixo são coisas que qualquer mortal pode fazer.

E desperdício de água então! Já existem informações de que o governo estuda meios para importar água de cidades vizinhas de São Paulo para suprir a necessidade da população da capital paulista. Segundo especialistas, a quantidade de água disponível não é mais a mesma de alguns anos atrás.

Há estudos que afirmam que daqui a 10 anos a população mundial irá sofrer com escassez de água. Vale lembrar que a água que temos em abundância não é infinita como muitos podem pensar ao lavar calçadas e carros quase diariamente. Esse recurso natural infelizmente é finito e quanto mais escasso, mais caro custará para a população.

Quanto a questão das árvores, não lembro quem falou essas duas frases, mas eu decorei porque tem muita importância: Tem pessoa que ao evitar a derrubada de uma árvore acredita que está salvando a árvore. Pobre pessoa que não sabe que não é a árvore que ela está salvando, mas sim ela própria.



Fonte: Uol ciência

2 comentários:

  1. Bem 29 mil dolares não se acha em qualquer esquina, mas se for por uma causa justa acho que vale a pena se investir, pelo menos acho mais saudável gastar esses milhões aqui no nosso próprio planeta ( ou seja aqui dentro ), do que gastar milhões em sondas espaciais para pesquisar planetas longíncuos, onde o retorno é nenhum, pelo menos é o que penso, explora-se tanto lá fora e muitos cientistas nem se quer sabem o tipo de solo que pisamos !!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gente visitem meu blog postem là por favor.

    http://oplanetapedeajuda-positivo.blogspot.com/

    Obrigada.

    ResponderExcluir