sábado, 18 de setembro de 2010

Blu-rays: os sucessores dos DVDs

Você já ouviu falar em Blu-ray? Para quem está acostumado a acompanhar as inovações tecnológicas esse nome pode ser comum, mas há pessoas que nunca ouviram falar sobre o assunto. O Blu- ray é uma nova mídia, seu nome completo é Blu-ray Disc e foi criado com a proposta de substituir o DVD.

Com o mesmo tamanho dos CDs e DVDs, seu grande diferencial está na quantidade de armazenamento das informações. Existem Blu-rays com camadas simples que comportam 25 GB e os de camada dupla com capacidade para 50 GB de dados. Há dois tipos: os gravados e os regravados. Outra característica importante é a capacidade de oferecer vídeos em alta definição. Dessa forma o conteúdo visual tem uma excelente qualidade de imagem.

Talvez você tenha achado esse nome estranho e ao mesmo tempo semelhante à palavra inglesa blue. E está certo, foi escolhido justamente devido a isso. A ideia inicial era da mídia se chamar Blue-ray, que significa raio azul em português. Foi escolhido esse nome pela razão do feixe laser dos dispositivos responsáveis pela leitura dos discos serem azul-violeta, ao contrário do CD e do DVD, onde o feixe é vermelho. A letra “e” foi retirada, porque a expressão “Blue ray” é bastante utilizada no exterior e isso impediria o registro da marca.

Para quem ficou animado com a nova tecnologia e com vontade de adquirir um aparelho que reproduza Blu-rays, mas preocupado em ter que deixar de lado seus antigos DVDs, pode ficar tranquilo. Sobre esse assunto o Analista de Sistemas, Rafael Luis Guerra esclarece que os novos produtos têm capacidade de leitura tanto para Blu-rays como também para DVDs e CDs. “A entrada para os discos é a mesma, o diferencial está no aparelho reconhecer as três mídias”, comenta.

Guerra diz não utilizar ainda os novos “discos azuis”, mas acredita que no prazo de um a dois anos a mídia deverá fazer parte da rotina das pessoas, assim como os DVDs. Questionado sobre a substituição das mídias, destaca que o DVD não irá desaparecer assim como aconteceu com a fita cassete. “Quando o DVD surgiu as pessoas não deixaram de utilizar o CD, deve se levar em conta a necessidade de volume de armazenamento de informações. É possível ter cinco vezes mais espaço de armazenamento em relação a um DVD, que possui capacidade para 4.7 GB”.

O analista também ressalta sobre a qualidade da imagem depender muito dos aparelhos utilizados para a transmissão. Essa questão precisa ser levada em conta antes de comprar o seu novo eletroeletrônico. Sobre a vantagem da qualidade de imagem é necessário entender que a resolução de um DVD é de 720x480 pixels e a do Blu-ray é de 1920x1080 pixels, ou seja, seis vezes maior. Porém, a questão da diferença é pouco percebida em TVs com tubo de imagem ou mesmo nos modelos mais simples de plasma ou LCD.

De acordo com especialistas, a televisão ideal para a transmissão de Blu-ray é a Full HD, de alta definição. É através dela que o consumidor perceberá as vantagens da nova tecnologia. Quando a nova mídia começou a chegar ao Brasil, em 2006, o preço dos eletroeletrônicos custava cerca de seis vezes mais do que atualmente. Hoje é possível encontrar aparelhos por aproximadamente R$ 500.

Se a transição dos DVDs para os Blu-rays depender dos modelos de televisões, não demorará muito tempo. É só entrar em uma loja de eletroeletrônico e se deparar com os diversos modelos de aparelhos.

Com o aumento das vendas de TV de alta definição, impulsionado, principalmente pela Copa do Mundo, os “discos azuis” devem fazer parte da vida da população mais cedo do que seus fabricantes poderiam imaginar. Resta agora aos consumidores aguardar novos vídeos produzidos por meio dessa mídia e aparelhos cada vez mais avançados e o melhor, com preços também acessíveis como o do DVD vendido atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário